Para atender o público interessado nos assuntos municipalistas e as prefeituras, a Federação das Associações dos Municípios dos Rio Grande do Sul mantém no Parque Assis Brasil a "Casa da Famurs", que está mais uma vez aberta durante a Expointer. Seu endereço é Quadra 12, Lote 08 - em frente ao Pavilhão Internacional.
Dentre os acontecimentos planejados para esta 36ª Expointer, o destaque fica com a Assembleia Geral da Entidade, realizada na tarde de 28/08/2013, no restaurante da ACSURS e que teve a presença de mais de 300 pessoas, entre prefeitos e representantes de municípios.
Além da palestra de abertura do presidente Valdir Andres, que tratou da Pauta Municipalista e Ações da Gestão 2013-2014, foram abordados assuntos ligados ao Plano Safra, ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf), ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e Enfrentamento ao Trabalho Infantil.
Mas o tema mais preocupante do encontro de gestores deste ano foi "a grave situação de crise dos municípios, que compromete as contas das prefeituras gaúchas em 2013". Para compensar a falta de receita, há a ameaça de os prefeitos cortarem o 13º salário dos servidores e paralizarem todos os serviços não essenciais.
Paulo Ziulloski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) fez um retrato desse quadro muito adverso e sobre as providências que sua entidade vem preiteando junto aos órgãos federais.
O último compromisso dos prefeitos e direção da Famurs, por volta de 20 horas, foi o jantar com o Governador Tarso Genro, que realizou-se na churrascaria Casa do Gaúcho, localizada na área frontal do parque.
Reportagem: Equipe Rádio Famurs
Para mais informações acesse: Prefeitos ameaçam cortar salários e paralisar serviços
{noticia=7}