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MULTIPLICADORES DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO - CURSO GRATUITO

SOBRE O EVENTO

Início: 04/12/2012 10:00
Fim: 06/12/2012 19:00
Onde: Rua Marcílio Dias, 574 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre / RS

Acontece na sede da Famurs, em Porto Alegre / RS. Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro de 2012.

CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Promoção: Área de Segurança Pública, Mobilidade e Trânsito, EGP/FAMURS e EPTC

Data: 4, 5 e 6 de dezembro de 2012

Horário: 8h às 12h das 13h30 às 17h

Carga Horária: 23 h/a

Investimento: GRATUITO

Inscrições: www.egp.famurs.com.br

 

Módulos:

- Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio histórica;

- As Leis da Física aplicadas ao trânsito - Evitando traumas e sequelas;

- Conhecendo a Educação para o Trânsito;

- Trânsito: Uma questão transversal;

- Apresentação dos Projetos;

- Encerramento com mascote e esquete.

 

Equipe:

André Rabello- Agente de Trânsito - Graduado em Sociologia

Eduardo de Souza Steinmertz - Agente de Trânsito 

Eduardo de Souza-Agente de Trânsito - Graduando em Ciências Sociais e Jurídicas

Júlio de Almeida- Agente de Trânsito - Graduado em Artes Visuais

Juranês Castro- Agente de Trânsito - Graduando em Ciências Jurídicas e Sociais

Léa Adriany – Agente de Trânsito -Graduada Tecnóloga em Transportes Terrestres e Pós-Graduada em Gestão de Trânsito

Luciana Pereira- Agente de Trânsito - Graduada em Letras

Marcelo Madruga- Agente de Trânsito - Graduando em Segurança no Trânsito

Maximilian da Rocha Gomes - Graduado em Pedagogia

Rafael da Rosa - Agente de Trânsito/EPTC

Renata Elisabeth Becher - Graduada em Ciências Sociais e Jurídicas

Tatiane Fontoura - Agente de Trânsito - Graduanda em Ciências Sociais e Jurídicas

Virlei dos Reis- Agente de Trânsito - Graduado em História

 

Certificação:

A certificação será condicionada a apresentação do projeto sobre o tema: “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020:Não exceda a Velocidade, Preserve a Vida” e presença mínima de 75%. A qual se dará mediante assinatura em lista de presença no início e final de cada módulo, após o preenchimento da avaliação do módulo.

 

Módulo I - Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio Histórica

O homem ao longo de nossa história fez grandes descobertas que serviram como uma espécie de divisor de águas: a invenção do fogo, a escrita, a navegação e tantas outras, entretanto, o grande avanço no trânsito, tema do estudo em questão, teve início a partir da invenção da roda na Mesopotâmia em 3000 A.C. O meio de locomoção mais antigo e rudimentar que temos notícia foi o deslocamento do homem a pé e descalço, carregando seus pertences nos ombros ou arrastando. O homem por ser considerado de grande capacidade inventiva criou o trenó, domesticou animais como cães, cavalos, renas, camelos, bois, búfalos, etc, criando dessa forma o transporte terrestre, na medida em que percebeu que podia usar a força animal para o seu transporte de carga.

Podemos dizer que desde a invenção da roda o homem passou a ser dependente da máquina, seja pela comodidade ou pela rapidez nos deslocamentos. O trânsito, que deve ser entendido no contexto social, acaba tendo interferências individuais, na medida em que as pessoas colocam seus interesses particulares acima do coletivo. Vivemos num mundo em que o indivíduo percebe somente a atitude errada do outro, neste sentido, torna-se necessário o ordenamento jurídico imposto pelo estado, como detentor do poder de regulamentar a vida em sociedade, servindo como mediador dos conflitos.

Diante desse quadro convidamos você, multiplicador, a juntar-se a nós para partilhar essas questões de convívio social no trânsito, onde valores como: respeito, gentileza, cooperação, colaboração, tolerância, solidariedade e amizade devem estar em primeiro lugar. Para tanto, propomos apresentar neste módulo, informações sobre os primeiros registros existentes sobre o trânsito e os meios de transportes, bem como a legislação de trânsito no Brasil e a evolução da mobilidade no trânsito de Porto Alegre. Esperamos que este seja um momento de troca e aprendizagem para todos.

 

Módulo II – Trânsito uma tema transversal

A proposta de módulo é apresentar em si fundamentos éticos, como: solidariedade, respeito, responsabilidade, gentileza e cortesia. Valores indispensáveis ao convívio social. Diferentes conceitos, diferentes contextos, cidadania, o que é currículo, interdisciplinaridade, trânsito como uma proposta transversal e, como fazer tipos de recursos educativos para se utilizar como forma de ensino.

Os projetos de trabalho relacionados ao trânsito possibilitam aos educadores e alunos entrarem em contato com os conteúdos disciplinares a partir de conceitos concretos e práticos. Nessa perspectiva, os conteúdos deixam de ser um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos educandos e sua interação com a realidade, de forma prática, crítica e dinâmica.

Este módulo tem como objetivo motivar os educadores para trabalhar com o tema trânsito de forma transversal às diferentes áreas da educação. Instrumentalizar os participantes com subsídios teóricos e práticos a fim de motivá-los a realizarem ações educativas no trânsito nos mais diferentes espaços, envolvendo toda a comunidade.

 

Módulo III - Educação para o Trânsito

Esse módulo tem a função de apresentar a Educação para o trânsito em sua forma legal, conforme entendimento dos Órgãos e Entidades do Sistema Nacional de Trânsito. Visa à estimular e instrumentalizar pessoas para que reflitam sobre a realidade do convívio social no espaço viário, ampliando o entendimento do exercício da cidadania, da ética, da solidariedade, da empatia e do respeito pela vida. Tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos e/ou ações educativas nas instituições, comunidades e bem como no âmbito familiar.

A educação para o trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Para trabalhar a educação, a EPTC criou o setor exclusivo que desenvolve projetos e ações educativas, de forma articulada e em parceria com outros órgãos, entidades e segmentos diversos da sociedade a fim de buscar um trânsito mais seguro, humanizado e pacífico.

 

Módulo IV - As Leis da Física Aplicadas ao Trânsito: Evitando Traumas e Sequelas

Este módulo abordará acontecimentos que estão intimamente ligados ao nosso dia-a-dia e a resultados que são pouco lembrados e debatidos pela sociedade em geral.

São vários os fatores que contribuem para um acidente de trânsito: A via, as condições climáticas, os veículos, a velocidade, a condição dos ocupantes no veículo, a idade desses ocupantes, o uso ou não de equipamentos de segurança e a fiscalização do trânsito.

Através das leis da física, verificam-se vários exemplos que demonstram a aplicabilidade desses fenômenos no trânsito e o quanto é importante utilizar os equipamentos de seguranças ao transitar pelas vias. Entende-se, também, a importância de locomover-se com total atenção e observação das normas de circulação e conduta descritas no código de trânsito brasileiro.

A análise dos traumas e das sequelas após um acidente de trânsito está intimamente ligada aos desdobramentos dos fatores causadores do sinistro. A forma como ocorreu, o impacto da colisão, o resultado do acidente e a sua gravidade indicarão qual a extensão do trauma e quais serão os processos de reabilitação dos pacientes que apresentarem sequelas, tanto para si quanto para sua família e sociedade.

Portanto, convidamos você multiplicador a formular ideias e aplicar estratégias que poderão fazer a diferença na sua família, comunidade, escola, empresa ou meio onde esteja inserido visando à contribuição para um trânsito cada vez mais humano e seguro.

 

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