Offline
PROJETO CAMINHOS CÊNICOS
10/12/2012 20:43 em Área Cultural

José Carlos MartinsApresentamos aos municípios o “Projeto Caminhos Cênicos”, oriundo da parceria, firmada via termo de cooperação, entre Codic / Famurs e Instituto Estadual de Artes Cênicas / Sedac no Governo do Estado.

Esta ação conjunta objetiva a formação e o aperfeiçoamento da comunidade cultural do Rio Grande do Sul.

Nas palavras de José Carlos Martins (foto), presidente do Codic, a atividade acontece “em forma de imersão, num processo compartilhado e integrado, no setor das artes cênicas”, ou seja, teatro, circo e dança.

Ele explica que a finalidade é “promover experiências de formação, atualização, ampliação e troca de saberes cênicos, bem como criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor das artes cênicas do Estado”.

O “Caminhos Cênicos” consiste de oficina intensiva, em três turnos, realizada por três oficineiros, durante dois dias, em cada município conveniado.

Segundo Martins, este processo visa suprir, além da natural demanda, a falta de oficinas gratuitas com profissionais qualificados nas áreas de circo, teatro e dança, voltadas ao interior do Estado.

Cada um dos parceiros responsáveis por sua realização fica com uma contrapartida: Para o Governo do Estado cabe cadastrar, contratar e pagar os cachês dos oficineiros. Os municípios participantes responsabilizam-se pelo transporte, alimentação e hospedagem.

 

DADOS HISTÓRICOS

 

O Rio Grande do Sul é um dos principais pólos de artes cênicas do País e os registros das primeiras manifestações cênicas  no Estado datam de 1773, segundo dados da obra de pesquisa de Lothar Hessel, em seu livro “O Teatro no Rio Grande do Sul”, da editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

 

CONTATOS PARA INFORMAÇÃO

Instituto de Artes Cênicas -  Fones:   (51) 3226

(51)     3221.2253

                                             E-mails:  cênicas@sedac.rs.gov.br

                                                             Ieacen.rs@gmail.com

 

Codic / Famurs -   E-mail:  cultura@famurs.com.br

 

Reportagem /  Foto:  Codic/Famurs e Equipe Rádio Famurs

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!